Brasil, número de habitantes por deputado em cada Estado na atualidade

Percebi nos comentários do post anterior uma certa perplexidade devida ao aumento do número de deputados para o Estado de São Paulo e a redução da representação dos outros Estados na Câmara dos Deputados na proposta que fiz. A isso, respondo apenas que estou aplicando o princípio defendido no caput do artigo 45 da Constituição, que diz:

Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

Lembrando sempre aos temerosos de que uma suposta “hegemonia” dos Estados de maior população na Câmara dos Deputados é neutralizada pela existência do Senado. Vide o caput do artigo 46:

Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

Como expus no post anterior, o sistema que atualmente é adotado provoca uma disparidade no número de deputados por habitantes e eleitores entre os Estados de maior e menor população, dando a Estados de população ínfima uma representação desproporcionalmente maior ao seu peso na composição populacional do país. Em nome do didatismo, segue tabela com as Unidades Federativas do Brasil, seu atual número de deputados e o número de habitantes por deputado em cada Estado de acordo com o sistema atual:

Na verdade, até tenho que agradecer a quem me motivou a fazer essa tabela, porque ela demonstra que o problema vai muito além da sub-representação de São Paulo. Outros Estados, como Amazonas, Ceará e Pará também estão sendo prejudicados pelo atual sistema e é visível que alguns Estados, como o Piauí e a maioria dos Estados com oito deputados estão sendo super-representados.
Isso, é claro, para não mencionar os exemplos dos Estados com super-eleitores (Acre, Amapá e Roraima) onde um deputado federal representa menos de 100 mil HABITANTES (ou seja, ainda menos eleitores). Considerando que a Câmara dos Deputados deve representar o POVO, ou seja, a população, aonde está a justiça nisso?
Vale lembrar que a minha proposta anterior entrega o encargo da atualização da representação dos Estados na Câmara ao IBGE, o que permitiria uma renovação a cada Censo. Atualmente o sistema depende de lei complementar. E a atual é a mesma que vigora desde a Constituinte. I REST MY CASE.

Todos os dados sobre população deste post são do Censo 2010

About these ads
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: